sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dieta e emagrecimento versão científica!

Para emagrecer com eficácia, emagreça logo e muito

ESTOCOLMO, Suécia (AFP) - Ao contrário da ideia geralmente aceita, inclusive entre os médicos sobre a melhor receita para perder quilos, uma nova teoria começa a tomar corpo. Diz que, para emagrecer com eficácia, é preciso emagrecer muito... e rápido, segundo estudos apresentados no Congresso internacional sobre obesidade, concluído em Estocolmo (11 a 15 de julho).


Médica endocrinologista e doutoranda da Universidade de Melbourne (Austrália), Katrina Purcell conduziu uma experiência comparativa entre dois modelos de regime: um "rápido", em 12 semanas, visando a uma perda de 1,5 kg por semana para uma pessoa de 100 kg, e outro "gradual", de 36 semanas, com o objetivo de perder 0,5 kg por semana para uma pessoa com esse mesmo peso.

"Espantosamente e ao contrário do que se pensa, o estudo demonstra que o regime 'rápido' é mais eficaz que o 'gradual' para quem quiser perder quilos", comenta ela.

Os resultados obtidos mostram que 78% das pessoas que tentaram emagrecer "logo" conseguiram perder 15% do peso, contra 48% submetidas a um regime "gradual", mais lento.

Um dos motivos, avançados pela cientista, é psicológico e diz respeito à motivação: "quando se perde 1,5 kg por semana, temos vontade de dar continuidade ao regime, o mesmo não acontecendo quando se perde 0,5 kg aqui ou ali..."

Quatro participantes do grupo "gradual" abandonaram a experiência antes do final, achando que houve muito esforço, contra apenas um no grupo do emegrecimento "rápido".

Katrina Purcell adverte, no entanto, contra os regimes muito rápidos, as chamadas "crash diets", que consistem numa privação extrema de calorias. "Não faça isso sozinho, faça junto com seu médico, que é o único capaz de orientar melhor sua dieta", diz ela.

Muitos médicos e nutricionistas acham que quanto mais se perde quilos, mais somos suscetíveis de voltar a ganhá-los.

E isso leva a médica a acompanhar os dois grupos com muito cuidado, pelo que pretende divulgar os resultados finais da pesquisa em três anos.

O Instituto nacional holandês para a Saúde Pública e o Meio Ambiente estuda a ligação entre a quantidade de quilos perdidos e a eventual recuperação do peso que advém.

Segundo a pesquisa, 54% das pessoas que perderam peso tendem a conservar os benefícios disso durante um ano, independentemente da quantidade dessa perda.

Daí a conclusão de que, "quanto mais se perde peso inicialmente, mais a perda permanece importante um ano depois", diz o cientista Jeroen Barte.

É por isso, então, que "as perdas de peso de 10% ou mais deveriam ser encorajadas e preferíveis às menos significativas porque, um ano após, os benefícios serão sentidos", afirma, reconhecendo que o estudo "acaba com um mito".

Barte acrescenta que estudos deverão ser realizados "para determinar os objetivos ótimos da perda de peso e estabelecer as melhores práticas, para permitir sua manutenção".

Katrina Purcell não condena, no entanto, os regimes mais longos, uma vez que permitem uma modificação profunda no modo de vida.

Os cientistas concordam que os hábitos alimentares e o modo de vida são fatores primordiais da obesidade e do sobrepeso.

Quantidade das porções, luta contra o marketing agressivo da indústria de alimentos, reformulação de produtos com menos sal ou menos açúcar, incentivos fiscais, divulgação sistemática das calorias no menu dos restaurantes... Antes de pensar em regimes, "é preciso uma mudança cultural!", diz o presidente da ONG International Association of Consumer Food Organizations (IACFO), Bruce Silverglade.
#
#
Eu nunca leio nada da página do Yahoo... mas essa notícia, lóóoogico, me chamou atenção!

Crédito: Yahoo

18 comentários:

Bióloga disse...

Entao bora partir pra famosa dieta da USP
kkkkk

Te amo
saudades

Rui Ventura disse...

Eu já perguntaria de caras a essa tal cientista: A Senhora está no peso ideal? Não, ela não deve estar e o que ela está dizendo é besteira. Falo inclusive contra mim já que eu perdi 30 Kgrs em 4 meses há 8 anos e mantenho. Fiz Herbalife e é fácil entender, eu jamais faria qualquer outra coisa já que sei de ante-mão que o que nos engorda são as carências e as RA na sua maioria teem e deixem imensas Carências eu acompanhei muito de perto a Carol e sei como ela ficou com carências multiplas o que a prejudicaria não fosse o uso da Multivitamina que ela passou a fazer e faz até hj.
O Que na verdade vc precisa para reduzir peso é QUERER e principalmente ter uma razão forte para isso um motivo VINDO DE DENTRO DO FUNDO. e como a maioria das pessoa faz RA. quanto mais lento melhor, já que tudo o que vc repete por 30 dias consecutivos vira hábito portanto a manutenção do peso é uma consequência sem qualquer sacrifício. Logo essa Cientistasinha de araque está ERRADA. Acreditem.

Sara Vanessa - Shazinha disse...

Oi amiga, tem selinho pra vc lah no meu blog ok?

passa lah

bjos bom fds

Malu disse...

Nossa.. vim corrento matar minha curiosidade de ver uma foto tua..rs

Pra ser sincera nao achei muita semelhança entre a gente nao.. será? rs

Te add no meu blog (http://desafioentreamigas.blogspot.com) pq o outro eu quase nao atualizo..

bjkas

Mah Kaori disse...

Muito interessante essa pesquisa. =]
Eu acho que desmotiva um pouco mesmo esse de "grão em grão", mas a gente vai usando as armas que tem néam!?
Beijocas

Malu disse...

amanha posto uma foto minha pra vc ver melhor.. rs

bjussss

Mili disse...

Realmente perder muito no espaço de tempo curto incentiva a não deixar a peteca cair, mas é um assunto que se deve ter mta cautela, eu perdi essa média de 1,5 por semana, mas meu médico nesse momento acha que devo diminuir pois a perda de peso rápida causa alguns danos ao figado...enfim! Tem que estudar sobre essas coisas, mas que emagrecer rápido é bom demais...isso é!
Vamos que vamos....bjooo

Simone Domingues disse...

amiga linda,

obrigada pelo carinho e obrigada pelo toque sobre o erro de português realmente errei feio mas foi a pressa minha inimiga naquele momento kkkk
obrigada gosto muito de corrigir meus erros.
lindona tenha uma semana maravilhosa
beijos e força

Menina Mulher disse...

Guriaaa, sabe que sempre achei isso, essa historia de que quem emagrece rapido demais e depois engorda tudo denovo, sei la nao concordo muito bem, acho que quanto mais vc emagrece masi quer emagrecer, visto que isso te motiva neh;;


Beijok's
Otima a materia

Dany disse...

oie!! obrigada pelo carinho.
Pois é, atingir a meta de emagrecimento dá uma felicidade muito boa na gente!
Até agora não estou acreditando que eu consegui, pq tentei muitas vezes emagrecer e era muito difícil.
Agora finalmente consegui e preciso manter esse peso.
Eu li essa matéria, achei muito interessante.
bjos.

dr x disse...

dieta..um mal necessário....

abraços

dr x

Rui disse...

Quer ajuda....? Entra por aqui ruidasilveira30@gmail.com
vc não será a primeira. Bjks

Taty Carioka® disse...

Cada corpo reage de um jeito
Tinha semana que eu eliminava 2 kg...outras 100 g

Assim emagreci 30 kg em um pouco mais de um ano!

No começo é complicadíssimo!
mas depois vc vai se animando
Desanima de novo...hehehe

A pior parte é manter
Por isso estou radical...sem refri e um monte de coisas!

Olha,meu blog já esteve bombado (cheio de comentários)
Mas parei de falar em calorias...e o povo sumiu

Cansa...só falar em calorias,dietas e jacas!

Boa semana,beijaum

Larissa disse...

adoraria perder 1,5 kg por semana, mas mesmo quando levo a dieta a sério, perco apenas gramas. Meu metabolismo é lento demais, então fico frustrada a cada pesagem... o jeito é ir levando...
beijo, amiga, saudades!

Lisi disse...

Nossa, que interessante esta pesquisa.
E na verdade eu acho que tem coerência, apesar de que, que tipos de alimentos aquele grupo comia pra emagrecer 1,5kg por semana?
Por que se tu te desfaz de muitos alimentos pra emagrecer mais rapido, quando volta a come-los, as calorias duplicam e engorda novamente.
E obvio que todas nós preferimos emagrecer 1,5 do que 0,5 né?
Mas como se faz isso?
hehe

beijos e boa semana

AMEI O POST!

Ana Paula disse...

Tipo assim, tô ferrada entao.

Hahahaha!

Bjao!

Ana Paula disse...

Xô falá: Não perdeu nada nao conhecendo a Lilian.

Hahgahahaha!

Tô brincando, eu quase chorei quando a vi. E a conheci no casamento dela, nao é fantastico? Conhece-la e ainda comer as custas dela, nao tem preco.

Risos!

cacau disse...

Eu até concordo com o estudo, quando vc faz uma dieta pra valer, ve resultados rapidos, dietas longas desanimam, e o pouco resultado tambem. O negocio e fechar a boca! hehehe